Com o início da temporada de inverno as atrações na cidade continuam, e uma das principais é a pesca da tainha em Bombinhas.

 

Uma das tradições culturais mais antigas da cidade, a pesca da tainha acontece todos os anos iniciando no dia 01 de maio até o dia 31 de junho, atraindo a cada ano mais visitantes que vêm apreciar e participar deste espetáculo nas praias de Bombinhas.

 

a tradição da pesca da tainha em Bombinhas

 

Neste post vamos contar um pouco de tudo que envolve esta atividade cultural que envolve toda a região em busca das preciosas tainhas, boa leitura!

 

 

A tradição da pesca da tainha em Bombinhas

 

A mais de 200 anos a pesca da tainha em Bombinhas é uma tradição que é passada de pais para filhos envolvendo muitas famílias da região.

 

Segundo registros históricos, a pesca acontece nas praias de Bombinhas antes da chegada dos colonizadores pelos índios, que utilizavam para a  pesca redes feitas de fibras naturais e as primeiras canoas feitas de um só pau.

 

Com o passar dos anos tanto a pesca como as embarcações e seus equipamentos foram aperfeiçoadas pelos açorianos que colonizaram a região. Algumas canoas com mais de 100 anos são utilizadas até hoje, se tornando parte do patrimônio cultural de Bombinhas.

 

Tradição da pesca da tainha

 

A pesca da tainha desde seu início sempre foi uma atividade de união entre as pessoas e familiares no passar dos anos. Nessa atividade cada pessoa tem um função específica, que se divide em, olheiros que vigiam os cardumes, remadores que fazem o cerco com a canoa e os puxadores que ajudam a retirar a rede da água e a colocá-la no final novamente na canoa.

 

Esta última função envolve amigos, familiares e visitantes onde no final todos recebem sua parte pela colaboração.

 

 

A atividade da pesca da tainha em Bombinhas

 

A chegada da pesca da tainha dita um novo ritmo para a cidade, as pessoas diariamente  percorrem as praias de Bombinhas na esperança de que em algum momento irão avistar os  peixes mais desejados do momento.

 

Todos os anos são pescadas toneladas de tainhas nas praias de Bombinhas. Essa é uma atividade econômica cultural que envolve toda a cidade.

 

pecadores puxando rede de tainha

 

Além de gerar renda para a família dos pescadores aquece a economia local, atraindo todos os anos cada vez mais turistas de todas as partes para as praias de Bombinhas.

 

A pesca da tainha em Bombinhas está definitivamente incluída no do roteiro turístico cultural da cidade, proporcionando aos turistas a oportunidade de assistir e também participar de um cerco de tainha, como provar um pouco da gastronomia cultural nos restaurantes de Bombinhas.

 

 

Onde acontece a pesca da tainha em Bombinhas

 

Na época da pesca da tainha, você pode observar e participar em várias praias do município. Algumas praias de Bombinhas possuem um ou mais ranchos de pesca onde as famílias dos pescadores ainda mantém viva a tradição.

 

Para encontrar o rancho de pesca mais perto de você, vamos listar as praias por bairro e o número de ranchos onde acontece a pesca:

 

Bairro: Centro

Praias: Praia de Bombinhas (04 ranchos), Praia de Quatro Ilhas (01 rancho), Praia Retiro do Padres (01 rancho),  Praia da Sepultura (01 rancho)

 

Bairro: Bombas

Praia: Praia de Bombas (06 ranchos)

 

Bairro: Mariscal

Praia: Praia do Mariscal (03 ranchos)

 

Bairro: Canto Grande

Praias: Praia de Canto Grande (mar de fora) (01 rancho), Praia da Conceição (01 rancho), Praia da Tainha (01 rancho).

 

A pesca da tainha é um patrimônio histórico cultural de Bombinhas assim como de outras regiões do estado que une pessoas e gerações onde todos podem participar, então quando estiver em Bombinhas não deixe de conhecer um pouco mais sobre essa atividade artesanal centenária que une tradição cultura e gastronomia.

 

Até a próxima !

 

 

A Pousada palmeiras, é ideal para você passar seus melhores momentos inesquecíveis, perto do mar em meio a natureza, com todo conforto e tranquilidade. Venha para Bombinhas e aproveite com a sua família os belos atrativos naturais e culturais.

Clique aqui e venha desfrutar ao máximo nossa cidade.